Escola Mônaco promove a 1ª Feira de Profissões

Escola Mônaco promove a 1ª Feira de Profissões

Na oportunidade os alunos puderam manusear Drone da FATEC Shunji Nishimura e tirar uma foto aérea da escola.

 

A 1ª Feira das Profissões da E.E. Vereador Sebastião Mônaco, realizada no dia 24 de novembro de 2017, foi  idealizada  com o apoio do Projeto PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador que tem por objetivo apoiar, fortalecer e desenvolver  propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, bem como ampliar o tempo dos estudantes na escola, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o Currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos alunos do Ensino Médio e as demandas da sociedade contemporânea.

Esse evento faz parte de um dos eixos do PROEMI – denominado Mundo do Trabalho, onde os professores ao longo do ano letivo focaram as habilidades e competências referentes às áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas integrando o Mundo do Trabalho com o Currículo do Ensino Médio e realizando de modo diversificado o projeto, por meio de palestras, seminários, rodas de conversas, pesquisas e reflexões. Ao final desse processo os alunos tiveram apoio de parceiros e assim promoveram o evento com mostra de cartazes, maquetes, perfil e áreas profissionais pesquisadas, além de mostrar a fabricação própria de uma aluna no quesito Moda.

Conforme exposto acima, contamos com a parceria e participação da UNIMAR – Universidade de Marília, da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná – ETEC Antonio Devisate e FATEC  Shunji Nishimura e ainda fomos prestigiados com a participação da Fanfarra da E.E. Cultura e Liberdade da cidade de Pompeia.

No mesmo evento tivemos a inauguração da Sala Ambiente de Arte onde fizemos a revitalização de uma sala de aula. Essa ação foi apoiada pelo Projeto PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador com eixo norteador, Produção e Fruição das Artes, com o tema POP ART. A ação foi realizada ao longo do ano letivo e os alunos tiveram acesso a vivência do processo de criação dos principais representantes desse movimento  e  às técnicas artísticas disponíveis, onde os alunos se apropriaram do conhecimento por meio de vídeos, textos e reproduções artísticas, conheceram os principais artistas e elaboraram  desenhos e pinturas a partir do ver e perceber. Como trabalho final os alunos fizeram uma intervenção em uma das paredes da sala e customizaram mesas, cadeiras e nichos. Todo o projeto foi orientado pela Profª Flaviana Bigoni Matias, docente de arte.

Ainda no mesmo evento tivemos a inauguração do Clube Juvenil “Vamos Fazer Valer a Pena” que está engajado na promoção da saúde, através de atividade física e benefícios dos bons hábitos alimentares. A partir de temas relacionados à saúde, alimentação adequada e atividade física os professores ao longo do ano letivo trabalharam com o tema utilizando filmes, textos, espaços de diálogo em pequenos grupos onde os alunos identificaram os riscos à saúde relacionados à dieta calórica, consumo de suplementos alimentares e uso de drogas. Ao final os alunos engajados na promoção da saúde por meio da atividade física, sentiram a necessidade de organizar um Clube Juvenil e revitalizar uma sala transformando um espaço rústico em um espaço apropriado à atividade de alongamento, aeróbica, ensaios de dança, gerenciada pelo Clube Juvenil, “Vamos Fazer Valer a Pena”. O projeto teve o apoio do PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador com eixo em Protagonismo Juvenil foi orientado pelo Profº Antonio Nunes Machado docente de Educação Física.

Fotos: clique nas imagens para ver as outras

 

Escola Mônaco promove a 1ª Feira de Profissões