Projeto: A História do pão
Professor Anderson Cristiano Rodrigues graduado em Filosofia e Psicologia
Escola Estadual Professora Maria Cecilia Ferraz de Freitas – Disciplina: História 7º.B
Competências e Habilidades esperadas:
- Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços;
- Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos;
- Reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar;
- Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;
- Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços,em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais;
- Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções;
- Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais;
- Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos;
- Estudar a história da humanidade desde os primórdios da civilização até nossos dias a partir do trajeto que o “pão fez”.
- Contextualizar toda história onde a cultura do pão teve uma função particular: poder político, econômico, social e histórico.
- Conscientizar os alunos sobre a importância de aderimos a ideia de ingerir produtos naturais sem nenhum produto artificial.
- Estimular a criatividade e a autoconfiança dos alunos por meio da manipulação da massa do pão, promovendo o protagonismo juvenil.
- Promover o encontro dos alunos com a nossa herança cultural.
- Conscientizar os alunos a partilhar o pão com os menos favorecidos.
Duracao: 4 aulas
1 ° MOMENTO
Resumo da História do pão no quadro: desde a descoberta da agricultura, a descoberta de uma nova tecnologia desenvolvida pelos egípcios (fermentação), as primeiras padarias, a política do “Pão e circo” do Império Romano, o significado do nome da cidade de Belém (A casa do pão), As corporações de Ofício da Idade Média, o trigo na China usado para massas.
2 ° MOMENTO
Apresentar vários tipos de fermentos de pão e bolo em geral. Orientar os alunos a fabricar o próprio fermento de origem natural. Plenária para debate
3 ° MOMENTO
Preparar a massa simulando a “aula medieval” das Corporações de Ofícios (as Guildas), salientando a necessidade de higiene convidando-os a usarem toca, luvas, protetor de boca e a lavagem das mãos todas as vezes que for preparar alimentos ou comer. Deixar a massa descansar.
4 ° MOMENTO
Vídeo retirado do YouTube: Globo Repórter: “O caminho do pão “. Os novos tipos de pães integrais e as novas técnicas das padarias contemporâneas incluindo a importância que demos ao pão no dia de hoje: contexto familiar, político e religioso.
5 ° MOMENTO
Preparo do pão: Trabalho em grupo em ritmo de linha de produção: cada um insere um ingrediente.
6 ° MOMENTO
Assar os pães e repartir para todos. Contar com colaboração dos próprios alunos para repartirmos o pão.
7 ° MOMENTO
Avaliação: Como foi a aula de hoje? O que te chamou mais atenção? O que você mais gostou? Resuma a História do pão com suas palavras. O que você pode fazer para ajudar as pessoas que passam fome? O que é herança cultural?