Alunas do Ensino Médio da EE. Maurício Milani são premiadas na UNIVEM por produzir artigos científicos
Na noite de 26 de novembro de 2019, a UNIVEM em parceria com a FAJOPA, FATEC – Garça e FAMEMA premiaram os melhores trabalhos apresentados no 9° Congresso de Iniciação Cientifica. A cerimônia foi presidida pelo professor doutor Lafayette Pozzoli, responsável pelo Departamento de Extensão e Pesquisa e pelo Departamento de Pós-graduação da UNIVEM e contou com a presença dos representantes das demais instituições.
Foi ressaltada a importância de se trabalhar em rede para que as instituições cresçam juntas, atrelando os princípios tecnológicos aos princípios humanos, e assim, oferecer soluções aos problemas da sociedade civil.
O maior benefício de um evento como este são as habilidades desenvolvidas em sala de aula, transpor os muros acadêmicos e socializar múltiplas experiências.
No dia 21 de outubro, na abertura do congresso, as alunas foram convidadas especiais do professor doutor Lafayette Pozzoli, para palestra do Ministro Superior Tribunal de Justiça Reynaldo Soares da Fonseca, homenageado no evento.
O professor Lafayette Pozzoli colocou sua experiência em congressos internacionais, onde não há a preocupação de desenvolver encontros científicos com alunos de graduação, tampouco com a participação do Ensino Médio, essencial para o progresso da ciência no país. Ele apresentou as alunas Anita Ruiz Garcia, E.E. “José Ambrósio dos Santos”, Mariana Balmant da Silva, E. E. “Maurício Milani” e Bruna Gimenez dos Santos, Colégio Bezerra de Menezes, como participantes do PIBIC – Jr e bolsistas da CAPES.
A ex-aluna da E.E. “Mauricio Milani”, Vitória Moinhos Coelho, integrante do NAPEX – UNIVEM e aluna do curso de Direito, conduziu cerimônia de premiação, que foi por temas. Em Ética os melhores, concorrendo com os demais trabalhos acadêmicos, foram para as alunas do Ensino Médio: “Conflito inclusão tecnológica, cidadania e suas relação” de Anita Ruiz Garcia; “Ética na tecnologia”, Mariana Balmant da Silva e “A importância da inserção da ética e cidadania no contexto escolar do ensino médio”, Bruna Gimenez dos Santos.
Mariana Balmant já participa pela segunda vez do Congresso e tem dois artigos publicados no Jornal da Manhã e na revista científica da UNIVEM com qualis B. O trabalho desenvolvido pela aluna é muito incentivado por professores e pela diretora Solange Garcia de Rossi e Silva, que se empenha em trazer o universo acadêmico à escola regular.