Alunos da E. E. Graciema Baganha Ribeiro realizam projetos de Pré-Iniciação Científica com seleção para FEECESP e participação em Congresso Universitário
O enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o distanciamento social e a necessidade de uma nova rotina educativa motivaram um grupo de alunos da 1ª série do Ensino Médio da E.E. Graciema Baganha Ribeiro, localizada na cidade de Gália/SP, a realizar um projeto com a finalidade de estudar as propriedades do álcool em gel para a prevenção à COVID-19.
Sob a orientação das professoras Sônia Aparecida de Sena Fernandes, (Ciências Humanas) e Alessandra Alvetti Galhardi (Ciências Exatas), os alunos Amanda Glaser da Silva, Larissa Aparecida Lutero da Silva e Pedro Esteves Naves da Silva, desenvolveram estudos sobre o referido produto, seguindo as metodologias da pesquisa-ação, análises físico-químicas e características organolépticas pelos padrões estabelecidos pela Anvisa.
O projeto intitulado “O álcool em gel 70% na prevenção ao coronavírus: propriedades: cuidados no armazenamento e uso adequado e eficiente” foi apresentado no Congresso CIC Júnior – UNIFAI/Adamantina e selecionado, também, para representar a Diretoria de Ensino de Marília na 1ª fase da Feira de Ciências do Estado de São Paulo – FEECESP – categoria máster (Ciências da Natureza). Para isso, as docentes contaram com a supervisão do PCNP de Ciências, Maciel M. Redígolo.
O referido Projeto recebeu Menção Honrosa no XIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR UNIFAI (XIII CICJUNIOR) na cidade de Adamantina.
Durante a pesquisa, procurou-se refletir o contexto da pandemia no Brasil e no mundo e os questionamentos advindos do uso do álcool em gel 70% do tipo cosmético, resultando na confecção de um artigo científico e em um material educomunicativo (disponível em: <https://youtu.be/vIKrX7dmypU>) elaborado pelos alunos, de modo a assumir um posicionamento crítico diante da situação problema investigada e condizentes com os conteúdos curriculares das disciplinas de Química e Geografia.
As reuniões do grupo foram realizadas nas dependências da unidade escolar, obedecendo aos protocolos de saúde estabelecidos pela SEEDUC, porém, utilizaram-se, também, as ferramentas tecnológicas para reuniões virtuais. Tudo foi feito de modo a inserir os estudantes da escola pública no universo da pesquisa a fim de contribuir com a construção de um senso de pertencimento escolar e social, por mediação do conhecimento interdisciplinar, significativo e útil para a vida coletiva.
Sob a orientação do professor Walter Augusto de Araújo Marques Jr. (Tecnologias), o aluno Pedro Esteves Naves da Silva desenvolveu, também, um trabalho intitulado “Explorando um motor elétrico: transformação de um motor em gerador”. O aluno construiu um parque de diversões, onde explorou as funções de gerador e motor elétrico e vice-versa.
Seguem anexas as fotos da execução dos projetos e apresentações pela plataforma Meet: