Componente Curricular: Matemática – novas experiências – EE José Alfredo de Almeida

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA- NOVAS EXPERIÊNCIAS

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: PLANIFICANDO O ESPAÇO

 

          PROFESSORA RESPONSÁVEL: ANDRÉIA ROSSIGALLI

A IMPORTÂNCIA DE SE EXPLORAR NOVAS METODOLOGIAS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A aula externa pode reconectar a criança com a natureza, desenvolvendo uma ideia de sustentabilidade de maneira mais crítica e humana, por sua vez quando se desenvolve atividades lúdicas abrangendo o componente curricular matemática é possível que haja maior compreensão por parte dos discentes, pois todo o aspecto nebuloso e temido pelos alunos do universo matemático é desmistificado quando a ludicidade contextualiza a teoria.

No dia 10 de setembro a professora Andréia Rossigalli desenvolveu uma atividade relacionada a matemática (geometria) com os alunos do 6º ano do ensino fundamental- anos finais. A atividade consistia em compreender e classificar os sólidos geométricos. Para isso a Professora Andréia utilizou um espaço diferenciado da sala de aula, na oportunidade levou os alunos para a biblioteca. Os materiais utilizados foram palitos de churrasco e gomas (doces) os alunos foram divididos em grupos expondo sequencialmente a sua compreensão sobre o conteúdo, os exercícios tradicionais foram realizados após toda a exposição lúdica do conteúdo.

É válido ressaltar que a proposta de recuperação intensiva da SEDUC é condizente com as atividades diferenciadas, assim como o Currículo Paulista.

 OBJETIVOS DA AULA:

  • Estabelecer critérios de classificação
  • Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial
  • Ler, interpretar e representar figuras tridimensionais.
  • Usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.

    Situação de Aprendizagem: Planificando o espaço