EE VEREADOR SEBASTIÃO MÔNACO – INCLUSÃO EM VERSO

A Escola Estadual Vereador Sebastião Mônaco, de Marília, está promovendo o projeto “Inclusão em Verso”, que une poesia, criatividade e empatia para valorizar a diversidade e promover a inclusão de alunos com deficiência ou neurodivergentes.

Idealizado pela professora Daiane Katiuscia, este projeto desenvolvido durante as aulas de Redação e Leitura e Língua Portuguesa, tem o objetivo de promover a educação inclusiva e estimular a empatia entre os alunos. A iniciativa mobiliza turmas dos 6º e 7º anos em oficinas criativas que unem linguagem poética, tecnologia e arte, com foco especial na valorização da diversidade e no respeito às pessoas com deficiência e/ou neurodivergentes.

Atualmente, a escola conta com 32 estudantes elegíveis ao atendimento em educação especial, o que motivou a criação do projeto. Além de contribuir para o bem-estar e a convivência harmoniosa, o projeto se alinha ao Objetivo 10 da Agenda 2030 da ONU, que visa reduzir desigualdades e promover a inclusão.

Durante as oficinas, os alunos exploram temas como identidade, diversidade e comunidade, produzindo poemas autorais e ilustrações. Todo o material será reunido em um E-book educativo, que será compartilhado com outras escolas da Diretoria de Ensino de Marília, ampliando o alcance da proposta.

O projeto envolve diversas áreas do conhecimento e outras professoras das turmas fazem parte desta ação.  A professora de Língua Portuguesa, Mara Lúcia Tavares, trabalhou com os alunos as características do gênero poema; a professora Eveline Oliveira orientou a edição e digitação dos textos nas aulas de Programação; a professora Tatiane Alves, de Ciências, colaborou com a elaboração de um glossário técnico sobre deficiência e neurodivergência e a professora Flaviana Bigoni, conduzirá a produção das ilustrações na Sala de Leitura.

O cronograma do projeto se estende por 10 semanas, divididas entre oficinas, produção textual e artística, finalização do E-book e seu compartilhamento e distribuição digital. Neste projeto participam também os alunos elegíveis da educação especial. São eles: Emanuel Leite Santos; Isaac Yendo; João Victor de Oliveira; Laís Santos e Wendel Kalebe, os quais contribuíram com suas produções autorais, por meio de atividade flexibilizada.

De acordo com a professora Daiane Katiuscia, o projeto “Inclusão em Verso” é mais do que um projeto pedagógico — é uma ferramenta de transformação social. ‘’Estamos contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, sensíveis às diferenças e preparados para construir uma sociedade mais inclusiva”.

Habilidades trabalhadas (6º e 7º ano): EF67LP28; EF67LP31; EF69LP44; EF69LP46; EF69LP48; EF69LP49; EF69LP51; EF69LP56;