Plano de economia de energia elétrica e água

 

 

 

 

 

 

A CONSERVAÇÃO E O USO RACIONAL DE ENERGIA NAS UNIDADES ESCOLARES

Racionalizar é usar de forma inteligente a energia elétrica, ou seja, é fazer com que a energia consumida resulte no máximo de benefícios para a escola como um todo. Assim sendo, é perfeitamente viável economizar energia elétrica sem reduzir o conforto, bem-estar e a segurança dos alunos, professores e funcionários.

Quando constatamos um vazamento de água, procuramos logo sanar o problema, pois sabemos que isso irá provocar um aumento na conta de água.

 Analogamente no caso da energia elétrica, esse vazamento pode também existir, mas não é tão visível quanto o da água.

Se a iluminação na escola é imprópria, além de gastar mais, as tarefas visuais podem estar sendo prejudicadas, comprometendo a qualidade dos serviços e a produtividade dos alunos, professores e funcionários.

Portanto, é muito importante ficar ligado à ideia da Conservação de Energia Elétrica e passar a utilizá-la de forma inteligente e racional.

 

 

A figura acima mostra como é distribuído o consumo de energia elétrica por usos finais numa escola.

 

 

Observe que a ILUMINAÇÃO corresponde a 70% do consumo, portanto, este é o ponto que requer uma maior atenção.

Antes de mais nada, é importante analisar como está sendo feita a utilização das quadras de esporte. Os recintos como salas de aula, quadras de esporte, corredores, pátios e demais dependências devem ter a iluminação desligada quando não são utilizados.

Os EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS correspondem a 16% do consumo de energia elétrica, portanto, é importante observar de imediato como estão sendo utilizados os aparelhos elétricos da Unidade Escolar, e seu uso racional.

As BOMBAS DE RECALQUE representam 14% do consumo de energia, nesse caso é bom verificar se esse equipamento está corretamente dimensionado para atender as necessidades da escola.

A eliminação de vazamentos além de reduzir a conta de água, também influirá positivamente na economia de energia caso exista um sistema de recalque. Basta saber que uma torneira com um simples gotejamento desperdiça, em média, 46 litros de água por dia ou 1380 litros mensais.

 

Dicas:

 

– Aproveite a luminosidade natural e evite acender as luzes durante o dia

– Apague as luzes ao sair dos ambientes

– Desligue os equipamentos eletrônicos ao final do expediente

– Desligue os ventiladores e ar condicionado quando não estiverem em uso

 

 

“REDUZIR O CONSUMO É TRANSFORMAR O MUNDO”