Programa Alfabetização Ambiental para estudantes do 2º ano

 

 

Programa Alfabetização Ambiental para estudantes do 2º ano

 

A Resolução Conjunta SIMA/SEDUC 01, de 7-10-2019, institui o Programa Alfabetização Ambiental e dá providências correlatas

 

As escolas de anos iniciais da Diretoria de Ensino Região de Marília desenvolveram etapas do Programa desde agosto sob orientação da Supervisora de Ensino Bárbara Cibelli da Silva Monteagudo e PCNP Eliana Matos Bossoni Mancera e Maciel Marques Redígolo.

O Projeto didático “Conhecer para conservar”, parte do programa Alfabetização Ambiental contribuiu para que a conservação do ambiente natural se tornasse um compromisso socioambiental e necessário na educação das crianças. Entendemos ser componente transversal de ensino, desde a escolarização inicial, o estabelecimento de uma relação saudável com o meio ambiente.

A preservação da vegetação nativa é importantíssima para a conservação dos solos e das águas, pois evita o empobrecimento dos solos, ou seja, a perda de seus nutrientes e a destruição das nascentes de águas, córregos, rios e águas subterrâneas, além de provocar a extinção de animais e plantas. Para tanto, é relevante que os alunos se apropriem da importância da conservação da natureza, de ações de recuperação da vegetação nativa e da mudança de hábitos de todos para gerarmos menos danos ambientais.

Além do desenvolvimento de várias oficinas e atividades baseadas nas habilidades BNCC/Currículo Paulista que despertaram os alunos na mudança de atitude quanto ao meio ambiente, a culminância do projeto se deu na segunda semana de dezembro com o plantio de mudas de árvores em locais designados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marília, pelas escolas estaduais Bento de Abreu Sampaio Vidal, Maria Stella de Cerqueira Cesar e Geraldo Zancopé.

Já as escolas Abel Augusto Fragata, Antônio Gomes de Oliveira, Carlota de Negreiros Rocha, José Augusto Bartholo, Maria Izabel Sampaio Vidal, Neusa Maria Marana Feijão e Ruth Mamede de Godoy realizaram a culminância nas dependências físicas da própria U.E. e no entorno.

A ação foi um sucesso. Em anexo fotos da ação:

 

Programa Alfabetização Ambiental para estudantes do 2º ano