Programa SBC vai à Escola
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) por meio do Programa SBC vai à Escola visa à prevenção e a promoção da saúde cardiovascular dos alunos de 06 a 18 anos. Através de ações que proporcionarão educação e formação para professores e alunos. Neste ano de 2019 a Diretoria de Ensino de Marília foi incluída no Programa. A ação ocorrerá em duas etapas: Dia da Formação de Monitores e o Dia do Coração na Escola propriamente dito.
Neste primeiro momento 11 escolas foram contempladas: Escolas Profª Amélia Lopes Anders, Prof Amílcare Mattei, Antônio Augusto Netto, Prof Benito Martinelli, Prof Edson Vianei Alves, Geo Emico Matsumoto, Gabriel Monteiro Da Silva, Dr Lourenço de Almeida Senne, Profª Maria Cecília Ferraz De Freitas, Profª Reiko Uemura Tsunokawa e Ceeja Sebastiana Ulian Pessine.
O Dia da Formação de Monitores ocorrerá na Unimar – bloco 4 (Engenharia) no dia 15 de agosto das 13h às 17h. Neste dia cada escola participante contará com 5 professores e 5 alunos que farão 5 oficinas temáticas dispostas em 5 salas a saber: sala de nutrição, sala de atividade física, sala de relaxamento, sala de multimídia/estudo e sala de teatro. No dia 25 de setembro os monitores desenvolverão as oficinas em suas respectivas escolas. A abordagem é feita de maneira interativa e permite que a construção seja realizada via de mão dupla entre especialistas e comunidade escolar.
Todas as ações são construídas com a participação da comunidade escolar facilitando a aprendizagem sobre a importância da prevenção dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, sete fatores de risco são abordados: sedentarismo, obesidade, tabagismo/ outras drogas, dislipidemia, hipertensão arterial, diabetes e estresse; em contrapartida dois grandes fatores protetores são apresentados: alimentação saudável e atividade física regular.
A partir dessas ações espera-se que sejam implantadas nas escolas atividades que promovam a aquisição da prática de atividades físicas e no cultivo de hortaliças na escola com a finalidade de instigar bons hábitos alimentares nos alunos.
O programa na cidade de Marília é coordenado pela professora Daniela Biudes dos Santos Ortega e prof Maciel Marques Redígolo.