Concurso “Ciência para Todos”

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP considerando a importância de inspirar os estudantes e seus professores a desenvolver processos pedagógicos com foco na investigação científica, institui o Concurso de vídeo “Ciência para Todos”.

Esses processos pedagógicos são variados e passam por várias etapas. É necessário estimular o aluno para que este observe o ambiente em seu entorno e produza perguntas a serem respondidas, ou seja, gere uma problematização. A partir daí orientá-lo a pesquisar sobre o tema e formular hipóteses coerentes para nortear uma busca por respostas. Essa busca pode ser por meio de experimentos, observações, entrevistas, cálculos dentre outras formas de pesquisa, de modo a gerar dados a seres analisados para que se chegue a uma conclusão da pergunta inicial.

Para o concurso, deve ser realizado um projeto de pesquisa apresentado por meio de um vídeo de até 7 (sete) minutos, gravado por celular (deitado), e um texto descritivo de até 1.000 (mil) caracteres. Serão selecionados 5 (cinco) vídeos para a premiação. O link do vídeo e o texto devem ser postados até o final de outubro.

Podem participar alunos e alunas frequentes na Rede Estadual Pública de Ensino de todas as Diretorias de *Ensino do Médio Regular e Integral* e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos – EJA e CEEJA, classes prisionais, comunidades quilombola e indígena e Fundação Casa.

As inscrições devem ser feitas na Plataforma Prosas (clique) até as 18h de 11 de outubro de 2019.

Para mais informações, consulte o regulamento em anexo (clique).

Passo a passo para a inscrição (clique)