E. E. Prof. Amílcare Mattei realizou o I Dia da Cultura Medieval

No dia 01 de outubro de 2019, a E. E. Prof. Amílcare Mattei realizou o I Dia da Cultura Medieval. A proposta do evento, que envolveu todas as turmas do primeiro ano do Ensino Médio, foi aprimorar a aprendizagem sobre os elementos culturais e sociais da Idade Média.

Ao proporcionar, por meio de atividades lúdicas e artísticas, o contato com algumas práticas essenciais para a compreensão da cultura medieval, o projeto contribuiu para a aproximação entre os conteúdos curriculares e o imaginário dos alunos. Além disso, os estudantes puderam, por meio da prática, perceber como as diferentes formas de interação social servem para conformação de modelos de organização, a exemplo da sociedade feudal.

Divididas em equipes, as turmas tiveram que competir em concursos de cartazes de divulgação e de fantasias, xadrez humano, elaboração e apresentação de cantigas do Trovadorismo e outras provas. Ao final, a equipe que acumulou mais pontos sagrou-se campeã. 

Organizado pelo professor de História Alexandre Simão (idealizador) e pela professora Rosely Cristina da Rocha Ribeiro da Sala de Leitura, o evento contou com a colaboração dos professores da Área de Ciências Humanas e dos professores que tinham aulas nas turmas no período de realização das atividades.

Podemos dizer que, diante do retorno positivo dos alunos e professores participantes sobre o caráter didático do projeto, aguardamos ansiosamente pela próxima edição.

Fotos:

 

E. E. Prof. Amílcare Mattei realizou o I Dia da Cultura Medieval