Escola de Marília é premiada em concurso da ETE

Escola de Marília é premiada em concurso de Meio Ambiente

Alunos das escolas de Marília participam de concurso da mascote da Estação de Tratamento de Esgoto.

O munícipio de Marília, cidade de grande polo industrial, está inserido entre as bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe que lança seus resíduos sem tratamento nesses cursos d’água. Para melhorar a qualidade de vida da população e do meio Ambiente, estão em fase de construção de 3 Estações de Tratamento de Esgoto – ETE (Barboza, Pombo e Palmital) pois, com o esgoto tratado, deixará de contaminar os afluentes dessas bacias, uma vez que Marília esta inserida nas cabeceiras dessas bacias.

Nesse contexto, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social como parte das ações voltadas a conscientização da população, lançou o concurso para a elaboração do desenho que dará vida à Mascote, símbolo da ETE, bem como o seu respetivo nome. Assim, o concurso destinou-se aos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais e aos alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas e particulares do município, tendo como tema “Estação de Tratamento de Esgoto com enfoque na educação ambiental e sanitária, saúde e bem-estar da população e sustentabilidade.”

A avaliação dos trabalhos foi realizada na quarta-feira, 13 de março de 2019, no período da tarde no auditório da Prefeitura Municipal de Marília por uma Comissão Julgadora, formada por 12 membros de diversos setores da sociedade. O vencedor foi o aluno Filipe Redondo de Oliveira da EE Profª Reiko Uemura Tsunokawa com a mascote de nome “Limpinho”.

Na terça-feira 19 de março de 2019, às 10h, no Alves Hotel, aconteceu a Cerimônia de Premiação junto ao lançamento oficial do Trabalho Social da ETE que reuniu diversas autoridades municipais. Filipe estava acompanhado de sua mãe Zenaide Redondo de Oliveira, Diretora da escola Rosana Amorim de Oliveira, da professora orientadora Irene Tiossi Vicentin Barroso e também da Dirigente Regional de Ensino, Cilmara Carreiro Piza.

O autor do desenho e a professora orientadora foram contemplados por um Smartphone Samsung A9 cada e a Diretora Rosana levou para sua escola um Projetor Epson PowerLife X05+ juntamente com tela de projeção.

As escolas estaduais tiveram participação maciça de seus alunos tendo em vista que o concurso trouxe uma oportunidade adicional de se tratar a temática corroborando com as discussões sistemáticas de Educação Ambiental as quais as escolas já vêm desenvolvendo.

Fotos:

Escola de Marília é premiada em concurso da ETE