Exposição do “METEORITO MARÍLIA” no Teatro Municipal

No dia 5 de outubro de 1971, por volta de 17:30, um meteoro cruzou os céus de Marília explodindo na alta atmosfera e espalhando fragmentos de meteoritos por uma extensa área sobre o município. Atualmente, alguns desses fragmentos estão expostos em museus nos EUA, Inglaterra, Áustria, Itália, Salvador-BA e São Paulo-SP.

Para preservar a memória desse fato de relevância internacional, no dia 13 de maio de 2019 foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Marília, a inclusão do “Dia do Meteorito” no calendário oficial de datas comemorativas do município. A Lei Municipal 8403/2019, de autoria do Vereador Evandro Galete com a colaboração do Grupo Regional de Astronomia de Marília (www.grama.org.br) tem o objetivo de promover palestras, conferências, feiras de ciências e outros eventos científicos, atividades culturais, como mostras, concursos e exposições e eventos de observação do céu com telescópios, no intuito de conscientizar a população e principalmente aos escolares sobre esse acontecimento que faz parte do patrimônio histórico da cidade e despertar a apreensão de conceitos de Astronomia e de Ciência em geral, diz o Dr Ivan G. Paulino Lima, cientista da Nasa.

A partir do dia 4 de outubro, a exposição “O Meteorito Marília & Outras Visões do Espaço“, do artista londrinense Lucas Rodrigues (https://lucasgrodrigues.artstation.com ) será instalada no hall de entrada do Teatro Municipal, onde permanecerá durante o mês de outubro para o público dos eventos no local.

Confira a programação do teatro no blog da cultura, onde constam as datas de eventos gratuitos com portas abertas ao público e não deixe de conferir as dezenas de obras que refletem a temática espacial, incluindo várias sobre o Meteorito Marília.

O lançamento oficial da exposição acontecerá no dia 4 de outubro, as 19:00 horas no Teatro Municipal de Marília e contará com a presença de Lucas Rodrigues, representantes do GRAMA e autoridades da cidade. O doutorando do Instituto de Química da USP Gabriel Gonçalves fará uma palestra sobre as características do meteorito e o Prof. Dr. Edgar Smaniotto (GRAMA) fará uma palestra sobre a história dos meteoritos. Haverá sorteio de brindes da NASA mediante a troca de 1 kg alimento não perecível por um cupom.

Fotos:

Exposição do "METEORITO MARÍLIA” no teatro municipal