Juventude e espaço escolar: fotografias do cotidiano

 

 

Escola Estadual “Prof.  Baltazar de Godoy Moreira”

 

Atividade Interdisciplinar

“Juventude e espaço escolar: fotografias do cotidiano”.

Novembro/2019

 

Culminância da Atividade Interdisciplinar: “Juventude e Educação Escolar – fotografias do cotidiano”, no dia 07/11/2019, na Escola Estadual “Prof. Baltazar de Godoy Moreira” com o apoio dos trabalhos desenvolvidos no Ensino Médio e a parceria entre o Programa Residência Pedagógica/Ciências Sociais (UNESP – Câmpus de Marília) e os alunos(as), professores(as), coordenação, direção e funcionários(as) e comunidade escolar.

 

Tema: “Juventude e Espaço Escolar – fotografias do cotidiano”.

 

A Escola, como instituição responsável pela socialização do conhecimento historicamente acumulado, deve ter como uma das suas tarefas a apropriação do debate sobre os problemas vivenciados pela sociedade, em particular pela juventude, que se faz representar neste espaço, pelos seus alunos, que trazem dos seus cotidianos, seus dilemas, anseios, desejos e sonhos. O resgate deste debate deve possibilitar o desenvolvimento de metodologias que articulem um conhecimento escolar de cunho transversal, mas que esteja presente em diferentes conteúdos curriculares e nas suas atividades didático pedagógicas, favorecendo os diálogos entre as disciplinas. A fotografia será o ponto de intersecção para desencadear a apreensão da realidade escolar e não escolar, assim como, da leitura dos jovens sobre o mundo que o cerca.

 

Objetivos:

Permitir que o tema central – “Juventude e Espaço Escolar: fotografias do cotidiano”, fundamente a elaboração e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, que potencializem o processo de ensino aprendizagem, sendo, portanto, uma ferramenta na aglutinação de professores, estudantes, funcionários e comunidade. Buscamos, desse modo, reconstruir o sentido e o pertencimento no fazer escolar.

 

Metodologia:

Embora a fotografia seja o instrumento norteado do desenvolvimento da atividade, ressaltasse que cada disciplina pode apresentar uma proposta que dialogue com o conteúdo curricular, possibilitando inclusive, potencializar o aprendizado do seu conteúdo. As atividades foram desenvolvidas com os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, tanto no período matutino quanto o noturno. A disciplina de Sociologia, por exemplo, contribuído com o desenvolvimento do projeto, a medida que, articulou as necessidades cotidiana dos alunos(as) com o conteúdo curricular: Etnia, Gênero, Classe Social, Sexualidade (1 º ano); Desigualdade e Violência (2º ano) e Movimentos Sociais (3º ano). Tal proposta possibilitou a construção de um “novo” sentido ao fazer escolar.

 

Agradecemos aos alunos(as), professores(as), coordenação, direção e funcionários(as) da Escola Estadual “Prof. Baltazar de Godoy Moreira”; a coordenadora, professores preceptores e bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) – Ciências Sociais; aos funcionários da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Câmpus de Marília e a toda comunidade por prestigiar, colaborar e possibilitar o desenvolvimento de atividades que dêem sentido e pertencimento ao fazer escolar.

 

 

Juventude e espaço escolar: fotografias do cotidiano