Premiação do Projeto “A qualidade da água como um fenômeno social”

 

Premiação do Projeto A qualidade da água como um fenômeno social”

 

Artigo escrito por Amanda Begosso Prudente e Vivian Scanholato Vilela

 

O projeto de análise da qualidade da água surgiu diante de uma reclamação dos alunos sobre a qualidade da água em nosso município. A partir disso, os alunos começaram a estudar os critérios de potabilidade da água de acordo com as reuniões semanais realizadas junto às professoras orientadoras Vivian Scanholato Vilela e Amanda Begosso Prudente. Assim surgiu a ideia de analisar os aspectos microbiológicos da água, especificamente a quantidade de coliformes fecais. Diante desse cenário a escola viabilizou o projeto com a compra de Kits Colitest para a análise qualitativa de Escherichia coli, patógeno que pode provocar desde gastroenterites até a morte. Os alunos propuseram que as amostras fossem coletadas nos bairros de classe média alta e classe média baixa, afim de verificar a qualidade da água de acordo com o nível socioeconômico. 

Este projeto foi inscrito na XI CIC Júnior UniFAI em Adamantina, Congresso de Iniciação Científica que avalia a qualidade dos trabalhos expostos. A professora Vivian e a aluna Manoela Urias foram expor o trabalho representando a escola, onde foram elogiadas pela banca examinadora, conseguindo o primeiro lugar entre os trabalhos da categoria do Ensino Médio.

A E. E. Professor Edson Vianei Alves realizou uma cerimônia de entrega da premiação, sendo que cada aluno autor do projeto recebeu uma bicicleta e as professoras orientadoras receberam HD’s externos. Esta iniciativa da escola estimula a participação dos alunos em novos projetos de Pré-Iniciação Científica.

Fotos:

Premiação do Projeto “A qualidade da água como um fenômeno social”